Skip to content

novembro 24, 2014

novembro_azul_2014_int

Novembro é azul: hora de cuidar dos nossos homens!

– Por Márcia Bastos da Silva

 

Mês passado, foi a nossa vez de lembrar dos cuidados com a prevenção do câncer de mama. Muitas de nós, já agendamos uma ida ao ginecologista . Ainda bem ! Afinal, nada melhor do que ter responsabilidade com a nossa própria saúde, pois demonstra amor aos outros e principalmente a nós mesmas. Agora, é a vez de lembrar aos homens de nossa vida, sobre os cuidados com a saúde deles, principalmente com a prevenção do câncer de próstata. Novembro azul, “Movember”, é uma campanha de vários países, para alertar homens e mulheres, que precisamos enfrentar o preconceito sobre esse assunto e garantir qualidade de vida para todos.

*****************************************

Foi na Austrália, em 2003, onde começou tudo. A campanha não visa apenas a prevenção e os cuidados em relação ao câncer de próstata. Ela também alerta a todos sobre o câncer de testículos, de pênis e também sobre a depressão masculina, que infelizmente ainda é tabu e é uma doença que pode trazer sérias consequencias graves para a vida do homem e de sua família.

******************************************

O símbolo da campanha é um laço azul com bigode e muitos homens evitam fazer a barba durante esse mês, mostrando que estão alertas com os cuidados com si próprios. Como é bom ver pessoas conscientes! Mas precisamos de muito mais. Precisamos educar nossos meninos a dizer não às piadas, brincadeiras de mau gosto e à renúncia, de uma grande parte dos homens, em fazer o exame preventivo do câncer de próstata.Em pleno 2014, ainda somos vítimas da vergonha e dos receios infundados, que nos afastam da saúde e nos leva ao caminho da doença. A ignorância faz com que surjam fantasias de  que um simples exame, pode significar uma vivência homossexual.É muito triste ver que o preconceito ainda predomina, e o resultado disso são  sofrimentos e dores que poderiam ser evitados.Uma enorme falta de responsabilidade!

******************************************

O caminho para mudar esse quadro é informação e determinação. A única opção deve ser a saúde. Homens acima de 45 anos devem ir ao Urologista anualmente. Caso tenham histórico na família, devem antecipar os cuidados. Mas pensando bem, nossos queridos deveriam ser incentivados a procurar um especialista assim que iniciassem sua vida sexual.E aí é que entra nós, mulheres, incentivando com  amor e firmeza, os cuidados com o bem estar de nossos meninos, desde cedo. Cuidar de si é um grande ato de amor conosco e com quem amamos. Procure informações confiáveis. Procure um especialista. Jogue fora preconceitos e mitos.Escolha viver intensamente!

Um ótimo mês. Sejamos felizes!

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

There are no related posts on this entry.

Comments

There are no comments on this entry.

Trackbacks

There are no trackbacks on this entry.