Skip to content

Eleições 2014

outubro 17, 2014

Eleições 2014 – você,  a melhor opção! – Por Márcia Bastos da Silva.

Outubro chegou! E logo no começo do mês, um grande dever cívico nos espera: ir às urnas e eleger quem vai presidir o Brasil nos próximos quatro anos. Pelo que tenho ouvido por aqui e por lá , na terrinha, parece  que dessa vez as coisas estão mais indefinidas do que nunca.  Conversando com muitas e muitas mulheres, por toda parte, a única certeza é a dúvida. Sem exagero, posso dizer que nenhuma está segura quanto a melhor opção para tão importante missão. Mesmo para quem vive em terras estrangeiras, uma olhada nos jornais ou nos telejornais brasileiros exibidos por aqui, podem nos dar uma amostra do que podemos esperar- uma enorme incerteza! Os candidatos ficam apenas trocando acusações, perdendo o tempo deles ( e principalmente o nosso!), falando de coisas vazias ou melhor, tentando arrumar culpados para “o mar de lama” que invandiu o Brasil, mas infelizmente, uma boa parte da população, finge simplesmente que não se incomoda… como se fosse possível!!! Objetividade?! Hem?! Escutou algum deles falando de um plano concreto para uma futura equiparação salarial entre mulheres e homens?! Hem?! E sobre programas de qualidade para educação dos menos favorecidos?! Como atrair investimentos estrangeiros?!E um plano para o futuro da Previdência Social?! E como ficará a questão da falta de água?! O que você disse?! E já que estamos no mês mundial da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, será que estou surda (ou seria distraída?!), alguém aí  falou de melhor distribuição dos mamógrafos já existentes, em algumas partes desse enorme Brasil, de treinamento adequado para seus operadores e  aquisição de muitos outros aparelhos de detecção?? Hem??! Meninas, parece que  nossa insegurança só faz aumentar, quando pensamos no que nos espera. Porque mesmo estando na terra do Tio Sam, provavelmente estamos preocupadas com nossos queridos que estão na terra amada, e muitas de nós, com a possibilidade de um retorno a pátria amada.E aí …

Tenho conversado com dezenas de mulheres, por aqui e no Brasil.E até participado de encontros com temas femininos.Nessas ocasiões, sempre acaba vindo à tona o assunto eleição. Infelizmente, ainda não ouvi uma mulher sequer, uma pelo menos,  que estivesse certa em quem votar. E o pior, ouvi dezenas que dizem “não se sentirem representadas por nenhuma, ne-nhu-ma mulher que hoje ocupa o Poder no Brasil. Será que nossas representantes estão muito distantes de nós?! Porque essas “poderosas” não nos estão servindo de referencial,porque não conseguimos  ver em alguma delas uma representação concreta de nossas aspirações, de nossas reais necessidades?! Precisamos parar e pensar seriamente sobre isso.É o futuro de nossa pátria que está em jogo…e provavelmente, o nosso também!

Já que falei que outubro é o “mês rosa”, muito bonitinha a luz rosa que ilumina o Palácio do Planalto esse mês, para que nós todas lembremos de checar, a quantas anda nossa prevenção, de uma das doenças que mais matam mulheres no mundo. Mas não vamos nos iludir… seja no Brasil ou na América, se não decidirmos cuidar de nós mesmas, mesmo com todas as dificuldades que possam aparecer, por conta própria, estaremos correndo um grande risco. Então, meninas, nada de adiamento: vamos hoje mesmo agendar uma consulta médica visando a prevenção.Esqueça o auto-exame.Quem pode dar diagnóstico é o médico.Sejam responsáveis. Sem desculpas, please!

Mais uma vez: reflitam bem antes de votar. E votem!

Que mudanças positivas aconteçam, é o que espero!

Um ótimo mês. Sejamos felizes!

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

Comments

There are no comments on this entry.

Trackbacks

There are no trackbacks on this entry.